cadastrar ou logar
casa santa luzia nossa casa
venda online
 

Hanukkah

Chanucá

No entardecer de 24 de dezembro (25 de Kislêv, segundo o calendário judaico), tem início a Festa de Chanucá, cujo significado é Inauguração. A comemoração se deve ao fato de que os Macabeus venceram a guerra contra os gregos e retomaram o Templo de Jerusalém. Para repurificá-lo era necessário acender a Chanuquiá (candelabro) e, para tal, só foi encontrado um único pequeno frasco de azeite puro de oliva, que seria suficiente para apenas um dia. Milagrosamente, o pouco óleo que tinham, fez sua chama permanecer acesa por 8 dias. Desde então, ano após ano, nesta época, as luzes são acesas nos lares judaicos, para celebrar os acontecimentos daquele dia. Na festa de Chanucá há o costume de ingerir comidas fritas em óleo como bolinhos de batata (levivot ou latkes), e sonhos (sufganiyot). Estes alimentos são preparados e degustados em honra ao milagre.

A Chanuquiá

O candelabro de oito braços especial para Chanucá deve ser aceso diariamente ao anoitecer. Na primeira noite, acende-se a vela da extrema direita e, em cada noite subsequente, acrescenta-se uma nova do lado esquerdo da primeira e, assim, sucessivamente.



Os sonhos de Chanucá - Sufganiyot

No período de Chanucá, experimente nossos sonhos, com recheios nos sabores Creme Pâtissière, Creme Pâtissière de chocolate, Purê de Damasco ou Compota de Framboesa! Disponíveis na Confeitaria.

Encomendas devem ser feitas com no minimo 48h de antecedência até dia 21 de dezembro - consulte o serviço de nutrição.
Tel: (11) 3897-5013 / 38975023 E-mail: nutri@santaluzia.com.br

 

 
tecnologia vertis