cadastrar ou logar
casa santa luzia nossa casa
venda online
Home: Receitas: Creme de Baunilha


Creme de Baunilha (preparado com a Fava)
                                                          por Chef Carlos Siffert

           
Ingredientes

½ litro de leite

1 fava de baunilha

5 gemas passadas por peneira

5 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de farinha

1 colher (sopa) de amido de milho

½ xícara de creme de leite fresco

Modo de Preparo

Em uma vasilha, bater as gemas com o açúcar (com um fouet ou batedor de arame) e, em seguida, acrescentar a farinha e o amido de milho. Bater até obter uma mistura homogênea.

Com uma faca pequena e afiada, cortar a fava de baunilha no sentido do comprimento, e com as costas da faca, raspar o conteúdo (grãozinhos negros).

Transferir os grãos e o restante da fava para uma panela com o leite e o creme. Levar ao fogo baixo até que ferva.

Quando ferver, colocar uma peneira sobre a mistura de gemas, açúcar, farinha e amido e derramar o leite e o creme sobre ela. Bater até misturar bem.

Levar novamente ao fogo a mistura, mexendo sempre, até engrossar e começar a soltar do fundo da panela. Retirar e resfriar em banho-maria de água fria e gelo, coberto com filme plástico, para não formar película na superfície.

Clique e compre on line: Fava de Baunilha

Dica

Não jogue fora a fava de baunilha que ficou na peneira. Lave-a delicadamente sob água corrente e coloque para secar num local morno (perto do fogão, por exemplo, ou ao sol). Quando estiver seca, colocar num pote com açúcar. A cada fava usada repita o processo. Depois de algumas semanas você terá um perfumado açúcar baunihado para ser usado como quiser, em quase todos os preparos doces e também para adoçar bebidas como chocolate quente ou frio, ou ainda para polvilhar sobre frutas frescas.






 

 

 

 

tecnologia vertis