cadastrar ou logar
casa santa luzia nossa casa
venda online
Home: Receitas: Crostata de Chocolate

Crostata de Chocolate
                                                                       por Carlos Siffert

 
Ingredientes

Para a massa:

200 g de farinha de trigo (1 e ½ xícaras)

50 g de farinha de amêndoas

50 g de açúcar (1/2 xícara)

120 g de manteiga sem sal, gelada em cubinhos.

1 pitada de sal (1/2 colher de chá)

4 colheres (sopa) de cacau em pó

2 gemas

2 colheres (sopa) de água gelada

Para o recheio:

500 g + 1 xícara de creme de leite fresco (bem gelado)

400 g de chocolate meio amargo de boa qualidade (com conteúdo mínimo
de cacau 60%)

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

No processador, colocar a farinha de trigo, a farinha de amêndoas, o açúcar, a manteiga, o sal e o cacau em pó. Bater até formar uma farofa grossa. Acrescentar as gemas, pulsar um pouco e então acrescentar a água gelada.

Pulsar mais um pouco (até a massa se juntar numa bola), tirar a massa do processador, formar um disco, embrulhar em filme plástico e levar à geladeira até a hora de usar, por 1 hora no mínimo.

Em uma panela, levar o creme de leite (500g) a ferver. Assim que ferver, desligar o fogo, acrescentar o chocolate amargo e a manteiga e deixar que derretam. Quando estiverem derretidos, mexer para misturar. Deixar esfriando em temperatura ambiente, até a hora de usar.

Em uma superfície enfarinhada ou um plástico polvilhado com um pouco de farinha, abrir a massa com um rolo também enfarinhado.

Forrar o fundo e as laterais de uma forma de 20 cm aproximadamente (com fundo removível – se for de antiaderente, não é necessário untar) com a massa. Levar à geladeira para gelar um pouco. Retirar, furar com um garfo, cobrir com um pedaço de papel manteiga ou alumínio, cobrir com grãos de feijão (para evitar a formação de bolhas) e levar ao forno médio (170ºC) para assar por aproximadamente 20 minutos, ou até ficar firme.

Na batedeira, bater o restante do creme de leite (1 xícara, bem gelado) com 2 colheres (sopa) de açúcar em chantilly não muito firme. Misturar delicadamente ao creme de chocolate até ficar homogêneo); com este creme rechear a torta e levar à geladeira até que fique firme (mínimo 2 horas).

Na hora de servir, polvilhar com cacau em pó.


Rendimento
8 porções

 
                 
Tempo de Preparo
1h 30min
+ 2h de refrigeração

tecnologia vertis