cadastrar ou logar
casa santa luzia nossa casa
venda online
Home: Receitas: Polenta de Amaranto com Funghi
"Polenta" de Amaranto com Funghi

Por Chef Carlos Siffert

O amaranto cozido com cogumelos secos tem um sabor intenso e inigualável. Sirva esta polenta mole como entrada ou como acompanhamento de frango assado ou salmão.

 

 




    

 

Ingredientes

½ xícara de funghi porcini seco ou outros cogumelos secos a gosto

1 colher (sopa) de azeite extra virgem (para finalizar)

¼ xícara de cebola picada finamente

1 xícara de amaranto

¼ colher (chá) de sal

Pimenta negra moída na hora a gosto

1 colher (chá) de cebolinha verde picada finamente

½ colher (chá) tomilho fresco picado, para enfeite

 

Modo de Preparo
Lavar bem os cogumelos. Ferver 4 xícaras de água em uma chaleira, despejar metade desta água sobre os cogumelos secos. Cobrir até que os cogumelos estejam macios, cerca de 15 minutos. Retirá-los da água e picar em pedaços grandes.

Enquanto isso, aquecer o azeite em uma panela média. Adicionar a cebola e saltear por 1 minuto. Juntar o amaranto e 1 xícara de água fervente. Adicionar os cogumelos hidratados.

Deixar abrir fervura. Reduzir o fogo. Juntar o sal, pimenta e tomilho à panela. Cozinhar até que a mistura adquira uma consistência cremosa e o amaranto esteja cozido (aproximadamente 15 minutos). Misturar um pouco mais de água fervente, caso a mistura fique muito espessa antes do amaranto cozinhar completamente.

Servir em pequenas tigelas individuais com a cebolinha e o tomilho polvilhado por cima. Regar com um fio de azeite se desejar.


Compre on line: amaranto; azeites

 
    4 porções
tecnologia vertis