País: Itália
Região: Monforte d’Alba
Uvas: Nebbiolo
Graduação alcoólica: 14%
Entre as grandes estrelas da Barolo, Conterno Fantino elaborou esta excepcional expressão do Cru Ginestra, um tesouro escondido na sub-região de Monforte d’Alba.
Provenientes de um único vinhedo histórico, com vinhas plantadas em 1971, 1983 e 1988, as uvas Nebbiolo frutificam em exposição ideal virada a sul (“sorì”, no dialeto piemontese). Assim, este Barolo evoluiu por 24 meses em barris de carvalho francês, com mais um ano em garrafa antes de ser comercializado. É impressionante o buquê no nariz. Após decantação, de 1 a 2 horas, apresenta aromas herbáceos de mato, floresta combinado a florais estonteantes de violetas com especiarias, alcaçuz e frutas vermelhas. Na boca, seu volume preenche o gole, mas apresenta delicadeza nos taninos, que são bem avelulados, estruturados e equilibrados, a ponto de ressaltar a opulência frutadas de berries silvestres em uma acidez deliciosa. Grande pontencial de guarda para 20 ou anos ou mais. Harmoniza impecavelmente com carnes mais fortes, de caça, como javali, ou um cordeiro assado com ervas finas. Se preferir algo mais clássico, é um belo par com trufas negras, portanto indicamos o turnedô Rossini.
Safra: Para saber mais sobre as safras disponíveis, consulte nossos sommeliers, pelos telefones (11) 3897.5033, 3897.5027 ou 3897.5002.