Confira aqui o horário de funcionamento da loja física
De Segunda a sábado das 7:30h às 20:30h
Dúvidas? Fale conosco: (11) 3897-5000 saclojavirtual@santaluzia.com.br
R$ 0,00
voltar
  • Seu carrinho está vazio :(

Cerveja

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida do Brasil. Como reflexo, o mercado cervejeiro está em plena expansão com lançamentos cada vez mais criativos. Na adega da Casa Santa Luzia, é possível encontrar uma variedade de estilos, tanto importados quanto nacionais, para os mais diferentes paladares.

No site, estão disponíveis mais de 500 opções, entre garrafas, latas, kits e até barris de cerveja. Tudo para abastecer a sua despensa e animar as suas comemorações. Confira informações dos principais tipos e estilos da bebida para facilitar ainda mais a sua escolha.

Tipos de cervejas

Não se sabe ao certo quando a primeira cerveja foi criada. Alguns documentos históricos datados de cerca de 2100 a.C. relatam que os sumérios, povo que vivia no sul da Mesopotâmia na Antiguidade, animavam-se com uma bebida obtida da fermentação de cereais.

No entanto, a chegada oficial da bebida, aqui no Brasil, aconteceu apenas com a vinda da família real portuguesa em 1808. De lá para cá, a cerveja popularizou-se no nosso país e, hoje, conta com indústrias cervejeiras, sendo referência internacionalmente, inclusive.

O tipo de fermentação usado no processo de produção da bebida reflete no seu tipo e na família em que ela se enquadra. Conhecer essas definições auxilia a apreciar melhor cada uma delas.

Lager

As cervejas do tipo lager abrangem aquelas de baixa fermentação e graduação alcoólica, entre 4% e 5%. O seu processo de produção acontece em temperaturas menores (9º C a 15º C), o que faz com que elas sejam mais cristalinas, leves e refrescantes.

Essas características tornam o tipo Lager o mais consumido do mundo, pois ele combina com várias ocasiões, como reuniões entre amigos, e agrada quase todos os gostos. Além disso, estilos tradicionais, como a Pilsen e a American Lager, fazem parte dessa família.

Ale

A família Ale é formada por cervejas de alta fermentação, em temperaturas mais elevadas (15º C a 25º C) e com aroma e sabor mais frutados. Geralmente, são mais encorpadas, complexas, lupuladas e maltadas.

Esse grupo antecede a do tipo Lager, que surgiu apenas por volta de 1400. Alguns estilos representantes são o Witbier, o English Pale Ale, o American Ale e o Porter.

Lambic

O tipo Lambic é pouco conhecido no Brasil e é bem atípico em território nacional, principalmente devido a sua produção demorada e de alto custo. O seu processo de fermentação é espontâneo e realizado por fermentos e microorganismos localizados nas caves, nas quais essas cervejas são produzidas.

As bebidas desta família possuem alta acidez e são mais complexas com relação aos sabores — podem ir do frutado ao cítrico. Normalmente, as frutas são adicionadas para ajudar no processo de fermentação. Portanto, são normais cervejas de limão do tipo Lambic. Alguns exemplos de estilos são Gueuze e Fruit Lambic.

Estilos de cervejas

Nas famílias de cervejas, desdobram-se mais de 100 estilos, os quais são classificados seguindo alguns critérios, como origem da bebida, método de produção e outros aspectos relevantes. Entre todas essas opções, as principais disponíveis nas adegas pelo país são as seguintes:

Pilsen

A Pilsen é uma das variações do tipo lager mais populares no Brasil. Aliás, ela, geralmente, representa o primeiro contato das pessoas com a bebida. A sua origem remonta à cidade de Pilsen, na República Tcheca. Acompanha bem aperitivos, como amendoim e batata frita.

Witbier

Embora não seja tão conhecida como a Pilsen, a Witbier também é popular. Para os que se perguntam “o que é uma cerveja witbier”, ela é feita à base de trigo e fermentada com casca de laranja e coentro. O seu sabor é cítrico e refrescante, o que a torna bem palatável para aqueles que estão iniciando nas cervejas artesanais.

Entre as marcas mais respeitadas do mercado que comercializam esse estilo, está a da cerveja Praya, disponível em latas e garrafas. Trata-se de uma marca nacional e com foco em sustentabilidade.

A cerveja Leopoldina também é uma alternativa de marca nacional — e premiada — para quem procura consumir o estilo Witbier. Independente da marca que escolher, é importante saber que esse tipo de bebida harmoniza bem com frutos do mar.

Cerveja é na Casa Santa Luzia!

Além das melhores opções de cerveja disponíveis no mercado nacional, a adega da Casa Santa Luzia é referência em outras bebidas, como o vinho. Então, continue navegando pelo site e conheça todos os nossos produtos. Eles podem ser enviados diretamente para a sua casa. Lembre-se de beber com moderação.

Cerveja

Produtos encontrados: 396 Resultado da Pesquisa por: em 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 396 Resultado da Pesquisa por: em 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar