Origem: Brasil
Espécie: 100% arábica
Intensidade: Alta
Corpo: Encorpado, alta cremosidade, características da região produtora
A Fazenda Santa Lúcia localizada á cidade de Monte Sião, Sul de Minas Gerais, possui mais de duas décadas de tradição na arte de cultivar café de qualidade, especializando-se na produção de grãos para o preparo de um delicioso café expresso gourmet. Para alcançar seu sabor suave e seu aroma único, a Fazenda Santa Lúcia e elaborou três tipos de Blend para atender o consumidor. Com aproximadamente um milhão de pés da espécie Coffea Arábica de linhagem Mundo Novo, Catuia e Bourbon.
O café Santa Lúcia é considerado gourmet por conta de seus grãos selecionados e seu blend elaborado com profissionas especializados. Assim como um bom vinho, um bom café também pode ser apreciado por seus detalhes e características especificas.
Após a colheita, há um processo de lavagem e classificação, que separa os grãos maduros dos verdes e secos. Depois de retirado o excesso de água, os grãos passam por um processo de secagem feita ao sol, em estufas e terreiros.
Após a secagem, que dura em média sete dias, os grãos são armazenados em tulhas de madeira durante aproximadamente seis meses, para maturar e realçar o sabor. O café passa, grão por grão, em duas máquinas no processo de beneficiamento. A primeira descasca a fruta e classifica a peneira pelo tamanho do grão. A segunda é uma maquina eletrônica com sensores, que detectam micro defeitos e separam os frutos imperfeitos.
Depois do beneficiamento o café passa por um processo de torra, acompanhado de perto por um especialista. A torra é um processo que requer grande atenção, uma vez que a temperatura do torrador varia conforme a umidade e o clima. A embalagem do café, feita de alumínio, para conservar melhor o produto, vem com um presente especial: o desenho de um simpático bispo, tomando um cafezinho, feito pelo artista Gustavo Rosa exclusivamente para ilustrar o pacote do Café Santa Lúcia. Hoje o café encontra-se nas melhores casas de são Paulo.