País: Chile
Região: Valle Central
Uvas: Cabernet Sauvignon
Tipo: Tinto, Semi Seco
Teor alcoólico: 13%
Vinho chileno tinto fino seco elaborado com uvas viníferas da variedade Cabernet Sauvignon. Sabor suave, agradável e intenso com gosto de frutas pretas. Possui bom corpo, equilibrado, de grande estrutura, paladar de potência média e retrogosto largo e complexo. Seus taninos são maduros e potentes.
Fundada em 1874, a Viña Tarapacá imediatamente despontou entre os nomes fortes do vinho chileno de qualidade – já em 1876 conquistara um importante prêmio nos Estados Unidos e, atualmente (140 anos depois), seus vinhos Gran Reserva Etiqueta Negra, Gran Reserva Etiqueta Azul e Tara.Pakay são grandes referências entre os tintos do Novo Mundo.
O cartão de visitas da vinícola é a linda Casona, uma construção erguida em 1927 em estilo toscano, a 80km de Santiago. Os vinhedos emolduram a estrada que leva até essa casa de conto de fadas e ocupam um território singular do Vale do Maipo, que é o berço da vitivinicultura chilena e conhecido como um terroir exemplar para as uvas tintas, especialmente a Cabernet Sauvignon. A Viña Tarapacá possui 600 hectares de vinhas ali, mesmo assim não deixou de garimpar novos territórios – em uma busca incansável pelas condições ideais de solo e clima para cada variedade de uva expressar de forma plena sua personalidade. Resultado: os vales de Casablanca, Leyda e San António passaram a originar brancos puros, aromáticos e frescos e também tintos delicados à base da Pinot Noir sob a chancela da Tarapacá.