Filtros
Acidez
Alimentos Especiais
Harmonização
Marca
Origem
Tipos de Azeite

Azeite

A qualidade dos azeites depende da procedência do fruto da oliveira. Além do cuidado na colheita, no armazenamento, na extração e em todo o processo envolvido até que o produto chegue ao seu prato.

Após a produção, o azeite passa por análises químicas e sensoriais que determinam o tipo — virgem, extravirgem ou lampante — medindo a degradação de gordura e a oxidação. Porém, alguns aspectos como sabor e aroma não podem ser determinados por testes químicos, apenas por degustadores de azeites.

O azeite de oliva é um óleo refinado composto basicamente por gordura monoinsaturada proveniente da oliva, por isso, é uma alternativa mais saudável. Venha conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos!

Azeite extravirgem: o que você precisa saber

O azeite extravirgem de oliva é rico em polifenóis e antioxidantes que auxiliam na proteção do organismo contra radicais livres. Geralmente, é obtido por prensagem a frio das azeitonas e a acidez deve ser de até 0,8%. O extravirgem tem maior quantidade de gorduras boas e melhor qualidade nutricional.

Para escolher os melhores, é importante observar alguns pontos como a acidez, quanto menor, mais alta será a qualidade do produto. As embalagens escuras e de vidro evitam que a luz interfira nas propriedades nutricionais. Além disso, leia o rótulo e dê preferência aos azeites sem misturas.

Dê mais sabor às suas receitas com azeite de oliva

O azeite de oliva pode ser consumido in-natura, para finalizar saladas, legumes e pratos quentes. Além disso, é possível usá-lo como substituto da margarina em pães e torradas. Também pode ser aproveitado para refogar alimentos, ainda que dessa forma haja o risco de perder algumas propriedades benéficas, como o efeito antioxidante e o anti-inflamatório.

Azeite trufado: uma combinação de requinte e sabor

Já o azeite trufado tem esse nome porque dentro dele são conservadas lascas de trufas, brancas ou negras, que transferem seu sabor ao azeite. Ele deve ser utilizado na finalização de pratos, sem exposição ao calor, dessa forma o gosto das trufas é ressaltado.

Para se deliciar com esse azeite, experimente-o como base de sabor para massas, polentas, risotos ou outros amidos. Além disso, ele vai muito bem com carpaccio, batata, nhoque e fondue no pão italiano. Qualquer receita ganha um toque refinado e delicioso com o azeite trufado.

Azeite de trufa branca: bom gosto e sofisticação

O azeite de trufa branca é obtido a partir da infusão de azeite da mais alta qualidade com a trufa. O sabor raro é muito bem-aproveitado quando utilizado para polvilhar massas, risotos ou vegetais.

Essa é uma experiência gastronômica incrível e inesquecível. Ele é perfeito para ser degustado em momentos especiais. Pratos regados a esse azeite, acompanhados por um bom vinho, ficam ainda mais especiais. Confira a adega da Casa Santa Luzia e escolha a melhor opção.

Azeite orgânico: sabor especial e respeito à natureza

O azeite orgânico é produzido respeitando a biodiversidade natural do ambiente onde a matéria-prima foi plantada. Por isso, as características organolépticas são muito especiais. No cultivo das oliveiras, o solo não recebe adubos sintéticos, resultando em um produto de sabor e aroma diferenciados.

Nesse cultivo, as plantações de oliveira recebem adubação natural de alfafa, aveia e outros cereais. Gerando a proliferação de insetos que ajudam a controlar pragas de forma natural, reduzindo a necessidade de produtos químicos que poderiam interferir nas características do produto. Experimente esses azeites diferenciados.

Confira a seleção especial de produtos da Casa Santa Luzia

Na Casa Santa Luzia, além de azeites de altíssimo padrão e importação própria, você encontra os melhores rótulos de vinhos, cestas de presentes, produtos veganos, produtos étnicos, entre outros. Continue navegando pelo site e faça suas compras!

Azeite

Mostrando 24 de 250