Casa santa luzia ação sustentável
Alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), criamos em 2019 o programa Ação Sustentável. Ele reúne profissionais de diversas áreas, num comitê multidisciplinar que busca caminhos mais sustentáveis para o nosso negócio, sempre em parceria com nossos clientes, funcionários e fornecedores. Nosso foco principal até o momento tem sido a área ambiental.
Para nós, sustentabilidade é garantir que as próximas gerações tenham boas condições de vida e acesso a recursos planetários essenciais à vida, tais como água limpa, alimentos de boa qualidade e ar descontaminado. Nosso papel é garantir as condições para quem virá depois de nós.
A missão do Programa Ação Sustentável para contribuir com esse cenário é implementar práticas que permitam à Casa Santa Luzia passar de um impacto negativo para um impacto positivo e regenerativo no planeta, influenciando a nossa comunidade: clientes, fornecedores, funcionários e outros varejistas.
Conheça os quatro pilares do nosso programa, nossas intenções, desafios e realizações.
GESTÃO DE RESÍDUOS
Realizamos um estudo permanente de todos os tipos de resíduos gerados pela nossa operação em busca do melhor encaminhamento, garantindo nossa adequação às normas em vigor e indo além sempre que possível. No ano de 2023, a Casa Santa Luzia gerou cerca de 859 toneladas de resíduos. Desse volume, foi possível reciclar 43,73%, ou seja, aproximadamente 376 toneladas, sendo: Papel e papelão - 322.425,14kg; Plásticos - 45.731,97kg; Vidro - 4.996,48kg; Óleo vegetal - 1.200litros; Borra de café - 1.920kg. Também buscamos minimizar nossa geração de resíduos orgânicos e garantir o bom encaminhamento de tudo o que pode ser consumido. Em 2023, nossas doações superaram 60 toneladas. Agora nosso objetivo é colocar em andamento a compostagem de orgânicos até o final de 2024. Nossa meta: Reciclar 80% de todo o material passível de aproveitamento até 2026, treinando funcionários e modificando processos para que isso seja possível.
COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo. 41 mil toneladas de alimentos são descartadas por ano, enquanto mais da metade da população vive em insegurança alimentar. Por isso o tema do combate ao desperdício é uma das nossas grandes prioridades. Até 2026 queremos zerar o envio de alimentos em condições de consumo para aterros sanitários. Para isso, revisamos processos internos e critérios de descarte, agilizando o processo de encaminhamento para as instituições recebedoras. Em 2024, avançaremos nesse processo, integrando cada vez mais as áreas que atuam em cadeias críticas, como a de perecíveis, para que os alimentos frescos tenham o maior aproveitamento possível em nossa operação. Em 2023, beneficiamos 6 ONGs e Instituições com nossas doações de alimentos, beneficiando mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade, crianças em tratamento de câncer e pessoas em situação de rua. Conheça as ONGs beneficiadas: APAF, Ação de Rua, Amurt Amurtel, CAJEC, Associação Maria Helen Drexel e Associação Tonkiri Voa. Quer reduzir o desperdício de alimentos na sua casa? Indicamos este Manual editado pelo SESC Mesa Brasil, com dicas e receitas.
Manual SESC Mesa Brasil
ENGAJAMENTO DE CLIENTES E FUNCIONÁRIOS
Para proteger a vida na terra e na água e adotar práticas de consumo consciente, conforme pregam os ODSs, é preciso que toda a comunidade esteja envolvida. Por isso criamos o Recicle na Casa, nosso ponto de recebimento de resíduos. Ali é possível reciclar os resíduos mais críticos existentes em nossa loja, tais como plástico e isopor. Nosso PEV (Ponto de Coleta Voluntária) está localizado no 2º subsolo da nossa garagem e oferece descarte para: plástico, vidro; cápsulas de café; pilhas e baterias; pequenos eletrônicos e isopor. Todas as coletas são certificadas, garantido a rastreabilidade desses resíduos. Em 2023, reciclamos em parceria com nossos clientes: 546 toneladas de plástico; 3.676 toneladas de vidro; 2,5 toneladas de cápsulas de café e 500 quilos de isopor. E em 2023, lançamos também o nosso Manual de Reciclagem de embalagens de marca própria, orientando os clientes quanto ao descarte correto.
COMPRAS SUSTENTÁVEIS
Nosso time de compras está cada vez mais comprometido com o tema da sustentabilidade, procurando trazer para a nossa loja o que há de melhor para os clientes e para o mundo. O foco inicial desse trabalho tem sido a redução do uso de plástico. Este material, que demora de 300 a 400 anos para se degradar no meio ambiente, também é muito importante na conservação dos alimentos. Cientes disso, criamos diversas ações para reduzir seu uso com responsabilidade: desenvolvemos um novo portfólio de embalagens em setores tais como frios, temperos e loja virtual, além de realizarmos um trabalho com nossos fornecedores de frutas, legumes e verduras orgânicos pela troca de isopor por embalagens de papel e papelão. Na frente de caixa, criamos a Terça Sem Sacola Plástica, um dia para dialogarmos com nosso time e nossos clientes e funcionários sobre novas práticas e mudanças de hábito em a busca de formas mais sustentáveis de consumir e embalar alimentos. Lançamos também as novas sacolas retornáveis da casa para que nossos clientes possam ter a nossa tradicional sacola Santa Luzia sem consumir um novo material a cada compra. E continuamos oferecendo as tradicionais sacolas de papel da Casa, que podem ser retornadas na loja, revertendo recursos para o Instituto Jô Clemente (antiga APAE). A cada 30 sacolas devolvidas, doamos R$ 5,00 ao Instituto. Em dezembro de 2023, cumprimos nosso compromisso firmado com a Mercy For Animals, e outras ONGs, e passamos a vender, em nossa loja, somente ovos de galinhas provenientes de sistemas livres de gaiolas. Esse processo foi feito com cuidado e em diálogo com nossos fornecedores, alguns deles parceiros de muitos anos, a quem agradecemos a colaboração.
https://mercyforanimals.org.br/